Censo Agropecuário 2017 inicia em outubro

createthumb

O último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi realizado em 2006. Agora, em 2017, inicia novamente um processo de atualização desses dados, com a coleta a partir do dia 1º de outubro. No Estado serão 1,6 mil recenseadores percorrendo os municípios, visitando os mais de 400 mil estabelecimentos agropecuários.

A identificação e localização das propriedades, bem como as características do estabelecimento agropecuário e do produtor, além do número de pessoas que trabalham nesses locais serão algumas das informações coletadas. O questionário também quer saber se as propriedades contam com estruturas de armazenagem, implementos, máquinas e veículos, entre outros dados.

Conforme análise do coordenador de subárea da agência do IBGE de Frederico Westphalen, Cleovane Selbach, nos testes que têm sido feitos a aplicação do questionário demora em torno de 40 minutos, mas varia muito de acordo com as atividades que o produtor mantém na propriedade. “Com deslocamento, o recenseador pode demorar entre uma e duas horas”, estima. Nos 42 municípios de abrangência da revista Novo Rural serão mais de 100 servidores que atuarão na coleta dos dados.

Segundo ele, é importante que os produtores rurais tenham em mente, na hora de responder ao questionário, os dados referentes ao período entre setembro de 2016 e setembro de 2017.