Desligamento do sinal analógico vai até 14 de março em 107 cidades do Rio Grande do Sul

O desligamento do sinal analógico para mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul vai de 31 de janeiro até 14 de março. A data foi definida em reunião nesta terça-feira (30) em Brasília. Emissoras de TV já podem desligar o sinal analógico e transmitir a programação digital.

“O desligamento já teve início nas 107 cidades e, por isso, as pessoas que ainda não migraram terão que correr contra o tempo para continuar assistindo normalmente à programação”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. “Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados”, completa.

Se um A aparece no canto superior da tela de TV, ou existe algum aviso de que o sinal irá desligar, como a cartela de desligamento, é porque o sinal ainda é analógico.

Motivo do desligamento

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações.

Beneficiados por programas sociais

Famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal recebem gratuitamente kits para ter o sinal da TV digital, com um conversor e uma antena UHF. Os kits são entregues em pontos de retiradas em cada uma das cidades que terão o desligamento. Saiba onde você ficam os pontos de retirada.

Para saber se você tem direito a receber, é possível entrar em contato com a Seja Digital pelo telefone 147, pelo site da Seja Digital ou indo até um Centro de Referência de Assistência Social.