A leitoa Criba, que seria rifada e abatida para uma ceia de fim de ano, ganhou um novo lar na Associação Cavalo de Lata, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O animal foi comprado pela protetora Janaina Poletto, que decidiu mudar seu destino ao descobrir que seria abatido.

A ONG, que resgata cavalos vítimas de maus-tratos, acolheu Criba, que se adaptou rapidamente à rotina e passou a conviver com os voluntários e outros animais. Em poucos dias, a leitoa também criou um vínculo com Miolo, um cavalo que se tornou seu companheiro mais próximo.

A diretora da instituição, Ana Paula Knak, afirmou que Criba “ganhou na loteria” ao ser acolhida. Segundo ela, o animal conquistou os cuidadores e passou a fazer parte da rotina da propriedade.

Janaina afirmou que decidiu agir por acreditar que nenhuma vida deve ser tratada como mercadoria. Para ela, ver a leitoa em segurança e vivendo em paz é uma alegria.

*RDFOCO