Gripe aviária deixa Brasil em alerta após casos confirmados no RS

Dois focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), conhecida como gripe aviária, foram confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária: um em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul — ambos no Rio Grande do Sul. Os casos foram isolados com os protocolos adequados ao plano nacional de contingência para evitar a disseminação da doença.
Apesar do baixo risco de transmissão da doença para humanos, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul monitora as pessoas expostas, especialmente os trabalhadores das áreas afetadas. Para garantir uma resposta rápida em caso de suspeita em humanos, a pasta mantém um fluxo de troca de informações constante com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, reforçando os protocolos de biossegurança.
O Ministério da Agricultura também informou que os ovos da granja foram completamente rastreados e a destruição está em andamento, para então se iniciar o processo de limpeza e desinfecção dos 3 incubatórios.
Além disso, há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis, em Tocantins. “A análise preliminar das amostras coletadas revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade, tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação. A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados”, citou o Ministério.
*Correio Braziliense