SUS passa a ofertar nova vacina contra meningite

Uma nova vacina contra meningite, com maior capacidade de proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da doença, será aplicada pelo SUS em crianças de 1 ano de idade.
Até agora, o esquema vacinal incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas entre 3 e 5 meses, e um reforço com 1 ano de idade. Agora, o reforço será feito com a vacina ACWY, que, além do sorogrupo C, também protege contra os sorogrupos A, W e Y.
Essa vacina, antes, era aplicada apenas em adolescentes de 11 a 14 anos. As crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a nova vacina, por enquanto.
As diretrizes para o enfrentamento das meningites até 2030 foram elaboradas pelo Ministério da Saúde no ano passado, em parceria com a sociedade civil e organismos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde.
A ampliação da vacina ACWY para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, estava prevista em nota técnica. Neste ano, o Brasil já registrou mais de 4.400 casos de meningite: cerca de 1.700 do tipo bacteriana, 1.500 do tipo viral e 1.100 por outras causas ou tipos não identificados.
Vale lembrar que a meningite é uma inflamação das membranas em volta do cérebro e da medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas — mas também pode ter origem não infecciosa, como câncer, reações a medicamentos e traumatismos.
*Informações Rádio Agência