Frederico Westphalen recebe novo perito médico na Agência da Previdência Social

Frederico Westphalen é um dos oito municípios gaúchos que irão receber reforço no atendimento da Agência da Previdência Social com a chegada de um novo perito médico federal. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira, 30 de julho, no Diário Oficial da União, como parte do concurso nacional realizado em fevereiro deste ano, após 15 anos sem novas contratações para a área.
A medida faz parte de uma ação do Ministério da Previdência Social para reduzir o tempo de espera por perícias médicas e ampliar a capacidade operacional do INSS em regiões com maior demanda reprimida. No total, o Rio Grande do Sul contará com 9 novos profissionais, o que representa um aumento de 3,47% no efetivo de peritos no estado, que atualmente soma 259 servidores. A Região Sul receberá 31 novos peritos, com crescimento de 5,21% no quadro.
Além de Frederico Westphalen, também foram contempladas as cidades de Bagé, Cachoeira do Sul, Farroupilha, Gravataí, Osório, Santa Rosa e Vacaria.
A expectativa é de que os profissionais assumam os cargos ainda no mês de agosto, após a apresentação da documentação e tomada de posse. A chegada do novo perito representa um avanço significativo para o atendimento da população de Frederico Westphalen e região, especialmente para segurados que aguardam por perícias relacionadas a benefícios por incapacidade.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a iniciativa reforça o compromisso com um atendimento mais justo e ágil. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados.”
O processo seletivo foi conduzido pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e contou com quase 14 mil inscritos. Ao todo, foram nomeados 250 novos peritos médicos federais, com distribuição definida a partir da demanda de cada estado e a localização estratégica das agências.
*Grupo Chiru