Carros “misteriosos” são usados para combater fraudes em postos de combustíveis

Carros com tanques adaptados estão sendo usados para combater fraudes em postos de combustíveis. A iniciativa é do programa “Cliente Misterioso”, do Instituto Combustível Legal, que usa veículos comuns para recolher amostras de combustível em todo o país.
Os carros têm cinco tanques escondidos no porta-malas, o que permite aos técnicos se passarem por clientes e coletar amostras de gasolina, etanol e diesel. O material é então levado para análise em laboratório.
Além de adulterações, os técnicos também observam fraudes na bomba, quando o cliente paga por uma quantidade de combustível e recebe menos. Um mapa de análises mostra que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Bahia concentram a maior parte dos postos com combustíveis adulterados.
Os resultados do programa são compartilhados com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A agência intensificou a fiscalização, especialmente depois da megaoperação de agosto, que revelou a infiltração de uma facção criminosa em toda a cadeia de combustíveis.
*LAMAIS