Atendimento especializado para idosos começa dia 15 de outubro em Tenente Portela

O Hospital Santo Antônio (HSA), de Tenente Portela, foi contemplado com o ambulatório do Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa (Saúde 60+ RS), do Governo do Estado, e será referência regional para todos os municípios atendidos pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), com sede em Frederico Westphalen. O serviço começará a operar no dia 15 de outubro.

O Saúde 60+ RS é um programa estratégico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que oferece atendimento ambulatorial multiprofissional qualificado e especializado a pessoas idosas classificadas como frágeis ou com diagnóstico de demência, conforme indicação da atenção básica.

O serviço em Tenente Portela atenderá pacientes do município e dos demais que integram a 2ª CRS, abrangendo cerca de 161 mil pessoas. Para viabilizar o atendimento, o hospital receberá R$ 130 mil mensais.

Segundo a presidente do HSA, Mirna Braucks, inicialmente serão ofertadas 80 consultas, com expansão futura para 320 atendimentos, 240 consultas de retorno e aproximadamente 1,2 mil atendimentos de nível superior realizados pelos multiprofissionais da equipe. Além disso, serão disponibilizados 800 exames laboratoriais, 80 eletrocardiogramas, 25 densitometrias ósseas, 20 tomografias e cinco ultrassonografias abdominais.

– Também teremos teleconsultas, uma novidade que ainda será organizada pelo Estado e pelos municípios. Haverá 40 horas semanais de médico geriatra e oito horas de neurologista, que atenderá pacientes com suspeita de demência, Alzheimer e outras doenças neurológicas. A equipe contará ainda com psicólogo, assistente social, psicopedagogo, enfermagem completa, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, nutricionista e terapeuta ocupacional – detalhou Mirna Braucks.

O objetivo do ambulatório é oferecer melhor qualidade de vida e suporte aos pacientes, promovendo o manejo de situações complexas e fortalecendo o cuidado compartilhado com a atenção primária à saúde. O programa também visa reduzir hospitalizações e filas de espera de idosos na atenção especializada.

A presidente do HSA ressaltou que a triagem inicial dos pacientes ficará a cargo dos municípios, que identificarão os casos de maior fragilidade. As consultas serão distribuídas pelo Sistema de Regulação de Consultas Especializadas do SUS (Gercon).

Mirna destacou ainda que atualmente 70% das internações no HSA são de pessoas com mais de 60 anos, e o novo serviço dará suporte adicional a esses pacientes.

 

*Grupo Chiru