Horário de Verão segue descartado para 2025, confirma Ministério de Minas e Energia

O horário de verão, extinto em 2019, não será retomado em 2025. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que descartou a adoção da medida neste ano, mantendo a decisão de não adiantar os relógios em outubro.

A avaliação técnica, realizada em conjunto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo MME, aponta que o país não enfrenta um risco de falta de energia que justifique o retorno imediato da mudança.

Além disso, os ganhos energéticos que o horário de verão gerava no passado diminuíram devido às mudanças nos hábitos de consumo, especialmente o maior uso de ar-condicionado e equipamentos elétricos durante o dia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou que o tema segue em análise, mas, no momento, não há uma decisão política nem técnica que sustente o retorno. Ele afirmou que a possibilidade existe, mas deve estar baseada em “dados concretos sobre consumo e demanda de energia”.

O governo deve reavaliar o tema em 2026, considerando o comportamento do consumo elétrico e as condições dos reservatórios. Até lá, o Brasil continuará sem o horário de verão.

 

*LAMAIS