Operação Último Recurso investiga fraudes em concursos no Extremo Oeste
O GAECO, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta quarta-feira (26/11) a Operação Último Recurso, em apoio à investigação presidida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maravilha. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Flor do Sertão/SC.
A Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste/SC determinou a suspensão do exercício de função pública de dois servidores municipais.
A ação é desdobramento da segunda fase da Operação Electus, realizada em outubro de 2025 nos municípios de São Bernardino/SC, Saltinho/SC, Santa Terezinha do Progresso/SC, Campo Erê/SC, Palmitos/SC, São Ludgero/SC, Entre Rios/SC, União do Oeste/SC, Jardinópolis/SC e Marmeleiro/PR.
A investigação apura a atuação de empresa organizadora de concursos que manipulava gabaritos e resultados classificatórios, com indícios de envolvimento de funcionário público municipal.
Segundo as apurações, a empresa solicitava que o candidato a ser beneficiado apresentasse recurso administrativo em relação à prova para então promover interferências nos gabaritos, favorecendo indevidamente determinados participantes.
A operação visa apreender documentos e outros elementos indiciários para assegurar a lisura dos certames, preservar o interesse público e garantir igualdade de condições entre os candidatos.
Fonte: MPSC
