Frente fria e formação de ciclone extratropical trazem riscos de novos temporais ao RS

A projeção de meteorologistas é de que uma nova frente fria passará pelo Rio Grande do Sul nesta semana, podendo causar novos temporais, granizo e rajadas fortes de vento. Depois de um domingo (10) em que o sol apareceu em algumas regiões, a chuva retorna na noite de segunda-feira (11) em toda a faixa central e sul do Estado. No extremo norte, não há previsão de precipitações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de tempestade, com acumulados de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h) e queda de granizo, a partir de 10h de segunda. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Segundo o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Marcelo Schneider, a metade sul e o oeste do RS, na área da fronteira, tendem a ser bastante afetados.

No norte do estado, a previsão é de pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia, reforçadas pela atuação de baixa pressão sobre o Paraguai.

Uma baixa pressão atmosférica se concentra sobre a região central do Estado e a chuva continua entre terça e quarta-feira (13), segundo Schneider. O coordenador destaca que as chuvas deverão ficar entre 150 mm e 200 mm na metade sul do RS na quarta-feira, especialmente em PelotasRio GrandePiratini e Canguçu, assim como em Alegrete e Santana de Livramento.

– Um ciclone extratropical começará a se formar em direção ao oceano. A previsão é de temporais e chuva volumosa em praticamente todo o Estado, incluindo Porto Alegre e Vale do Taquari, onde houve as inundações na semana passada. Haverá mais cheias nessas áreas, agravando o quadro de rios em níveis elevados – alerta o meteorologista.

 

*GZH