Frente fria pode provocar ‘mini inverno’ e neve no Sul do Brasil pela primeira vez em novembro

Duas frentes frias estão previstas para avançar sobre o Brasil, pela região Sul, a partir de quarta-feira, 26. De acordo com especialistas, os fenômenos trazem, além da queda nos termômetros, previsão de temperaturas negativas e até neve em algumas regiões do Sul do País.

A primeira frente fria, com início já nesta quarta-feira, poderá provocar vendaval, queda de granizo e acumulados de chuva pontualmente elevados na Serra Gaúcha, segundo o Climatempo.

O destaque, no entanto, está para a frente fria prevista para o dia 1º de novembro. O Climatempo aponta que há previsão de ocorrência de neve e chuva gelada, a partir da próxima terça-feira, sobre a Serra e o Planalto Catarinense, além da Serra Gaúcha.

O frio mais intenso está previsto para o dia 2 de novembro, com temperaturas que podem chegar abaixo de 0ºC.

Segundo o instituto, caso a previsão esteja correta, será a primeira vez na história em que há o registro de neve no Brasil durante o mês de novembro.

Já nesta terça-feira, 25, houve relato de geada nas primeiras horas do dia na Serra Catarinense. Os termômetros marcaram 3,6ºC em Vargem Bonita e 3,7º em Urupema, municípios catarinenses.

 

*Terra