Mãe e filho de 10 anos morrem afogados no mar, no Litoral Norte do RS
Uma manhã de verão terminou em tragédia neste sábado (24) na praia de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Mãe e filho, moradores de Teutônia, morreram após se afogarem no mar em um trecho sem monitoramento de guarda-vidas, confirmado pelas equipes de resgate e pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O afogamento ocorreu por volta das 11h da manhã, em uma área conhecida como ponto de pesca, fora do balizamento de segurança onde atuam os salva-vidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, a região tem riscos naturais como correntes de retorno e trechos perigosos não sinalizados — fatores que podem dificultar o retorno dos banhistas à areia.
As vítimas foram identificadas como Elizandra Vaz Fontoura, 52 anos, e seu filho, Davi Vaz Garcia da Rosa, de 10 anos. Ambos foram retirados da água e receberam os primeiros socorros ainda na praia, sendo levados a hospitais da região. Apesar das tentativas de reanimação dos guarda-vidas que foram chamados posteriormente por populares e atendimento médico, não resistiram às complicações do afogamento.
Durante a mesma ocorrência, um jovem de 24 anos, namorado da irmã do menino, que também entrou no mar no local foi resgatado com vida e socorrido pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Tramadaí, assim como as vítimas. Conforme os primeiros relatos médicos, ele permanece em estado estável, sem risco de morte.
Autoridades reforçam que o trecho onde ocorreu o acidente não conta com vigilância de guarda-vidas, o que aumenta significativamente os perigos para banhistas, especialmente em áreas denominadas de pesca.
*Rádio Independente
