Mais de 16,2 mil pessoas são afetadas por tempestade de granizo em Erechim; cidade decretou situação de emergência
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil contabilizam mais de 16,2 mil pessoas afetadas pelo tempestade de granizo registrada em Erechim na tarde de domingo (23).
Destas, 29 ficaram feridas e 28 desalojadas e desabrigadas. Mais de 3,7 mil retiraram lonas para cobrir as casas.
A intensa queda de granizo atingiu Erechim por volta das 16h40min de domingo. As pedras de gelo atingiram 20 bairros da cidade, em diversas residências e veículos, causando danos e destelhamentos.
Conforme a Climatempo, o fenômeno foi causado pela formação de uma nuvem de tempestade com gelo em seu interior. A combinação do calor e da umidade registrados no domingo foi o que favoreceu para a formação desta nuvem.
Na rede pública, 15 escolas municipais e 20 estaduais registraram danos. Todas as aulas foram canceladas nesta segunda-feira (24). A possibilidade de retorno ainda deve ser avaliada durante o dia.
No Hospital Santa Terezinha, casos sem urgência não serão atendidos. A instituição informou que em função dos danos causados pela tempestade em parte dos leitos, as cirurgias eletivas marcadas para segunda-feira estão suspensas.
Agora pela manhã, equipes da prefeitura trabalham para reestabelecer os serviços públicos. Uma nova avaliação será feita hoje para possibilidade de retorno das atividades.
Decreto de emergência
A prefeitura de Erechim decretou situação de emergência. O texto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para ações imediatas de resposta, assistência humanitária, reabilitação dos danos e reconstrução das áreas afetadas.
*GZH Passo Fundo
*Imagem/Reprodução Defesa Civil do RS
