Ministério da Saúde prorroga estratégia de vacinação contra o HPV
O Ministério da Saúde prorrogou a estratégia de resgate de não vacinados contra o HPV (Papilomavírus Humano) até o primeiro semestre de 2026. A ação é destinada aos jovens de 15 a 19 que não receberam a vacina na idade indicada.
Conforme o calendário vacinal, o resgate estava previsto para ser finalizado em dezembro deste ano, porém foi estendido para ampliar o acesso do imunizante ao público infantojuvenil. De acordo com a pasta, a estratégia abrange 5,5 mil municípios brasileiros e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de integrar campanhas realizadas em escolas, universidades, ginários e shoppings.
O esquema vacinal projetado pelo Ministério recomenda a vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos em dose única. Em casos como o de pessoas imunocomprometidas, como as que possuem HIV ou Aids, pacientes oncológicos e transplantados, a vacina é oferecida em três doses. A pasta reforça que a mesma recomendação se aplica a usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e a vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante é seguro e importante para a prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo de útero, de garganta e de pescoço. Estima-se que cerca de 7 milhões de jovens sejam protegidos contra o vírus.
*Grupo Chiru – Com informações do Ministério da Saúde
