Multinacional John Deere demite 150 trabalhadores da unidade de Horizontina

A fabricante de implementos e máquinas agrícolas John Deere demitiu 150 funcionários da unidade de Horizontina, município do RS com 18,8 mil habitantes. Os desligamentos ocorreram na quarta-feira (17).
Os funcionários desligados atuavam em postos ligados ao setor de produção de colheitadeira (máquinas de grande porte que recolhem grãos), em funções como solda, pintura, montagem, estamparia e almoxarifado.
Em nota, a multinacional alegou que precisou fazer uma “readequação no quadro de funcionários” e que a “medida foi tomada para adaptar o volume de produção à demanda atual do mercado”.
No início de 2025, a John Deere estaria produzindo 12 unidades por dia. A expectativa era aumentar a produção para 14, mas houve redução para 10.
O sindicato dos metalúrgicos do município afirmou que, inicialmente, a empresa pretendia demitir 200 pessoas. Uma negociação teria reduzido o número de funcionários desligados para 150.
A entidade de classe sustenta que os trabalhadores receberão um abono de gratificação, além do pagamento das verbas rescisórias.
*G1RS