Prime Móveis Planejados EspeciaisRio Grande do SulDetran gaúcho prevê implementar todas as novas regras para obter CNH até 10 de março
As novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que incluem a permissão para atuação de instrutores autônomos e uso de veículo próprio nas provas práticas devem começar a valer até o dia 10 de março no Rio Grande do Sul. O prazo foi definido pelo Departamento Estadual de Trânsito para adequação às mudanças previstas na regulamentação.
O diretor técnico do DetranRS, Fábio Pinheiro dos Santos, explicou que o período é necessário para ajustar pontos operacionais, como a fiscalização das aulas práticas e a implementação de medidas de segurança. Ainda há dúvidas sobre quais mecanismos de fiscalização poderão ser adotados durante as aulas práticas para reduzir riscos.
Segundo o diretor, um dos dados que estão sendo levados em consideração é que, de janeiro a novembro de 2024, foram registrados 708 incidentes durante aulas práticas de direção no Estado, incluindo situações como perda de controle do veículo e colisões contra o meio-fio. No mesmo período, ocorreram mais de 16 mil intervenções, quando o instrutor precisou acionar o pedal duplo para evitar acidentes.
— O veículo que nós utilizamos hoje nas aulas é adesivado, fiscalizado previamente para ver as condições para aplicarmos na prova. Com as novas regras, a gente vai utilizar um veículo desconhecido, que não sabemos se está regular. Por isso, precisamos criar uma sistemática de fiscalização — afirma.
Além disso, o departamento ainda precisa definir os locais e horários permitidos para a realização das aulas.
O que disse a Senatran
O.secretário Nacional de Trânsito Adrualdo de Lima Catão, afirmou que enviou um ofício ao Detran gaúcho, orientando que a regulamentação está clara e afirmou que o prazo do departamento é muito longo.
— A resolução já está em vigor e esse prazo não se justifica — disse.
*Gaúcha ZH
