Samu de Frederico Westphalen ganha Unidade de Suporte Avançado (USA) a partir desta terça

O município de Frederico Westphalen inicia nesta terça-feira, 7, a operação da sua nova Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O novo serviço é um marco que amplia significativamente a estrutura de urgência e emergência no município e em toda a região.
O acolhimento da equipe que integrará o Samu Avançado foi realizado na manhã de segunda-feira, 6, em um evento que celebrou também os 15 anos de atuação da Unidade de Suporte Básico (USB) local, implantada em 2010.
Ampliação da estrutura e atuação
Com a instalação da USA, o Samu de Frederico Westphalen passa a operar com um efetivo especializado, garantindo cobertura ininterrupta. A equipe é composta por:
- 7 Médicos
- 5 Enfermeiros
- 6 Técnicos de Enfermagem
- 10 Condutores
A regulação do serviço será feita pela Central Estadual.
A secretária municipal da Saúde, Suzan Cristini Milani, destacou que a Unidade de Suporte Básico já realizou mais de 13 mil atendimentos desde 2010, com média mensal de 70 a 110 ocorrências, sendo 60% de natureza clínica.
A coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), Marly Vendruscullo, ressaltou que a nova USA reforça a integração regional, garantindo suporte técnico especializado aos 26 municípios abrangidos. A equipe da USA também será crucial nos transportes intra-hospitalares de média e alta complexidade.
A acolhida contou com a participação do Monsenhor Leonir Fainello, pároco da Paróquia da Catedral de Frederico Westphalen que deu a bênção a todos os profissionais do SAMU e destacou a importância de cada um em salvar vidas.
A implantação da USA representa um novo e importante estágio na rede de atenção à saúde, fortalecendo a capacidade de resposta regional em emergências.
*LAMAIS