Tenente Portela tem mais de 500 casos confirmados de dengue

O município de Tenente Portela, na Região Noroeste, é a cidade gaúcha com mais casos de dengue em 2024. O boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (29) registrou 515 notificações da presença do mosquito Aedes aegypti, sendo 502 confirmadas. Pelo menos 500 casos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município.

O número supera em mais de 1000% os registros de 2023, quando o município fechou o ano com 45 casos confirmados, conforme monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Depois de Tenente Portela vem Barra do Guarita, também no noroeste gaúcho, com 263 confirmações de dengue. Em todo o Estado, o número chega a 1.429 diagnósticos positivos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tenente Portela atribui a infestação ao excesso de chuva registrado nos últimos meses de 2023. A cidade de 14,5 mil habitantes foi uma das afetadas pelos temporais em outubro, quando registrou um dos maiores volumes de chuva do RS.

O RS não deve receber a primeira remessa da vacina contra a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado não contempla os critérios estabelecidos para a imunização.

 

*GZH Passo Fundo