Investigação do ataque a escola de Estação que deixou criança morta deve ser concluída na segunda-feira

A Polícia Civil deve apresentar na segunda-feira (14) a conclusão da investigação sobre o ataque que deixou uma criança morta e três feridos na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no norte gaúcho, na terça-feira (8).
A principal lacuna é esclarecer a motivação do crime.
Mesmo depois de já ter ouvido o relato do adolescente que confessou ser o autor do ataque, a Polícia Civil ainda não conseguiu esclarecer o motivo para a ação. A escolha da escola teria sido aleatória, já que o adolescente de 16 anos não tinha vínculo com a instituição. A apuração inicial indica que ele teria agido sozinho.
Na conclusão, a polícia também deve trazer informações sobre o que foi encontrado no aparelho celular do adolescente, que foi apreendido para perícia. Até o momento, não está claro se ele teve inspiração em jogos ou desafios da internet.
A condição mental do adolescente ainda está sendo apurada. Até o dia do ataque, segundo familiares e testemunhas, não havia o registro de situações que indicasse problemas no comportamento dele ou atos de violência. Um dia antes do crime, ele havia passado por consulta com um psiquiatra.
O delegado José Roberto Lukaszewigz, da 11ª Região Policial de Erechim, que interrogou o agressor horas depois do ataque, disse que ele não tinha consciência do que fez nem demonstrava arrependimento.
O policial relatou que durante o depoimento o adolescente olhava para o lado e parecia conversar com alguém imaginário. Por determinação da Justiça, o adolescente foi internado provisoriamente por 45 dias.
O ataque
- O caso aconteceu por volta das 10h da terça-feira (8), na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no centro de Estação, cidade de 6 mil habitantes.
- As vítimas foram três alunos e uma professora, agredidas com golpes de faca por um adolescente de 16 anos que pediu para entrar na escola para entregar um currículo. A instituição tem 152 alunos.
- A criança que morreu foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de nove anos. Ele estudava no terceiro ano do Ensino Fundamental. Segundo a polícia, ele foi atingido por pelo menos 11 facadas, quase todos na região das costas.
- Duas meninas, de oito anos, ficaram feridas, além de uma professora. As três se recuperam dos ferimentos.
*GZH Passo Fundo