“Mão fantasma”: novo golpe do Pix usa acesso remoto para controlar celular da vítima e acessar contas bancárias

Um novo golpe do Pix está causando prejuízo a vítimas no Brasil. Os criminosos utilizam programas de acesso remoto para acessar os celulares dos alvos e realizar transações de alto valor.  

O golpe começa com uma ligação telefônicaOs criminosos — que se passam por representantes bancários — falam que há um problema na conta e enviam um link para instalação de aplicativo que, segundo eles, irá solucionar o problema. 

A ferramenta, no entanto, permite o controle do dispositivo de forma remota. Os aplicativos estão disponíveis nas lojas oficiais da Apple e do Google.

O golpe é concluído quando a vítima entra no aplicativo do banco para que a “correção” seja feita e coloca a senha. Com acesso, o criminoso realiza uma transferência de valor elevado.

A empresa de segurança digital Kaspersky detectou 10.162 tentativas de fraudes desse tipo no Brasil desde 2024, conforme o Extra.

Como funciona o golpe da “mão fantasma”

  • O fraudador entra em contato com a vítima por telefone se passando por um falso funcionário do banco. Usa várias abordagens para enganar o cliente: informa que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras artimanhas
  • O criminoso diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema. Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular
  • Depois disso, o golpista pode tanto usar a senha fornecida pela própria vítima durante a ligação, pedir para que a pessoa faça o login no aplicativo ou mesmo localizar alguma senha no aparelho, já que alguns clientes costumam salvar em aplicativos que guardam anotações.
  • O golpista afirma que fará a proteção do telefone e passa a utilizar o aplicativo bancário para fazer transferências para outras contas. Quando a vítima se dá conta, o dinheiro já foi pulverizado
  • Como se proteger

    • Se receber esse tipo de contato por telefone, desconfie na hora
    • Os bancos não realizam esse tipo de contato solicitando aos clientes para baixarem aplicativos
    • Desligue o telefone e entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais e de um outro telefone
    • Caso seja vítima, entre em contato com seu banco imediatamente e registre o fato na Polícia Civil. É possível fazer isso diretamente em uma delegacia ou pela Delegacia Online  

     

*GZH