POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA DE INDIVÍDUO PROCESSADO JUDICIALMENTE POR UTILIZAR ATOS DE EXTORSÃO NA COBRANÇA DE DÍVIDAS

Na manhã desta quinta-feira (24/07), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen, cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário em desfavor de indivíduo processado pela prática reiterada do crime de extorsão, tipificado no art. 158, §1º, do Código Penal.
Conforme apurado, no ano de 2023 o investigado teria atuado em conjunto com outros indivíduos exigindo, por meio de ameaças, valores superiores a uma dívida originalmente contraída por uma vítima junto a um estabelecimento comercial. As ameaças foram praticadas de forma ostensiva, inclusive com visitas presenciais ao domicílio da vítima e uso de linguagem intimidatória.
O indivíduo já havia sido preso em flagrante por crimes da mesma natureza, tendo obtido liberdade provisória mediante imposição de medidas cautelares diversas da prisão. Contudo, mesmo após advertido judicialmente, voltou a figurar como suspeito em diversos boletins de ocorrência registrados entre agosto de 2023 e julho de 2025, nos municípios de Canoas, Vicente Dutra e Frederico Westphalen, todos relacionados a crimes da mesma espécie.
Diante da reincidência, do descumprimento das ordens judiciais anteriormente fixadas e da gravidade concreta dos fatos, foi representado pela prisão preventiva, pleito deferido pelo Poder Judiciário.
A prisão foi realizada por volta das 10h, no bairro Itapajé, sendo o investigado submetido a exame de lesões corporais na Unidade de Pronto Atendimento local e, posteriormente, encaminhado ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen, onde permanecerá à disposição da Justiça.
*Comunicação Social da 14DPRI