Show com fogos de artifício que terminou com 11 feridos em Estação não foi autorizado, dizem bombeiros; prefeitura foi multada
O Corpo de Bombeiros divulgou que o show pirotécnico de Natal que terminou com 11 feridos em Estação, na Região Norte do Rio Grande do Sul, não foi autorizado. Além disso, após o acidente, o evento foi interditado e a prefeitura multada. O valor da multa aplicado à prefeitura não foi divulgado.
Conforme o tenente-coronel Alessandro Bauer, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), é necessário que uma solicitação seja feita com pelo menos cinco dias de antecedência.
Um projeto feito por um engenheiro precisa ser encaminhado. Além disso, os bombeiros analisam o local do evento antes de haver a liberação.
Em vídeo divulgado para a imprensa, o prefeito Geverson Zimmermann, conhecido como Gé (PSDB), pediu desculpas à população pelo ocorrido. Ele também afirmou que as 11 pessoas que ficaram feridas já estão em suas casas e que a programação de Natal na cidade está mantida.
Imagens do evento mostram os fogos de artifício explodindo de cima do telhado de um imóvel onde funcionam algumas secretarias da prefeitura, local que fica em frente à Praça Municipal Guido Giazomazzi (veja abaixo). Além do público, os fogos também atingiram veículos que estavam estacionados próximos, que sofreram danos com o impacto.
O prefeito da cidade, Geverson Zimermann, conta que, no momento do show de fogos de artifício, houve alguma falha que fez com que eles explodissem para os lados, em direção ao público. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Ele não se manifestou sobre a razão de não ter pedido autorização aos bombeiros.
De acordo com Claudio Santolin, diretor do Hospital São Roque, de Getúlio Vargas, oito pessoas receberam atendimento no local. Elas foram medicadas, receberam curativos e foram liberadas.
A Polícia Civil investiga o caso.
*G1 RS
